Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 15 de Abril de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Código: FAR-DHL001
Nome: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Diferenças e aproximações entre os campos literário e histórico. Estudo de obras literárias, preferencialmente de ficção, que estabelecem relação com a História. Possibilidades de trabalho pedagógico entre a Literatura e a História na Educação Básica.
Referências: Básica: · CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2011. · PINTO, Júlio Pimentel. Sobre literatura e história. Como a ficção constrói a experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. · TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. Complementar: · CAMPOS, Daniela de. CHAVES, Eduardo dos Santos. LEITE, Maria Cláudia Moraes. (orgs) História e Literatura: relações possíveis. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. · JABLONKA, Ivan. A história é uma literatura contemporânea. Manifesto pelas ciências sociais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. · LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas pós-coloniais. Estudos sobre literaturas africanas. 2a. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020. · PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. · TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. SANTOS, Cristina Mielczarski dos. (orgs) Lugares de fala, lugares de escuta nas literaturas africanas, ameríndias e brasileira. Porto Alegre: Zouk, 2018.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m4-host.inst1 v4.8.6_26_9