Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 15 de Abril de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Código: FAR-PFP001
Nome: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estabelece um diálogo entre a teoria apreendida no curso de Mestrado em Educação Básica e a prática pedagógica a ser desenvolvida na Educação Básica. Estudo de obras de viés pedagógico no contemporâneo. Qualificação dos discentes do Programa para o ensino, a orientação e a pesquisa na Educação Básica, por meio de integração supervisionada.
Referências: Básica: · IMBERNÓN,Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2022. · NÓVOA, António. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. · TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Complementar: · AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de Azevedo; XAVIER, Amanda Rezende Costa. Entrevista com Maria Isabel da Cunha: Uma vida a serviço da Pedagogia Universitária. Revista Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 34, n.67/2024. · BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, v. 41, n. 1, p. 21-29, 2018. · BOFF, Daiane Scopel; NEVES, Antônia Regina Gomes; FABRIS, Elí Terezinha Henn. A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo. Revista Teias, 21(63), 206-219, 2020. · PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência 8. ed. São Paulo: Cortez , 2017. · LIMA, Samantha Dias de (org). Cartas ao Professor Iniciante. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m4-host.inst1 v4.8.6_26_9