Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE001
Nome: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O paradigma dos objetos de aprendizagem. Modelagem de objetos de aprendizagem baseada em diferentes teorias de aprendizagem. Ferramentas de autoria para objetos de aprendizagem.
Referências: Básicas : BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância . Porto Alegre: Artmed, 2009. McGREAL, Rory. Online education using learning objects . London: Routledge, 2004. SILVA, R. S. Objetos de Aprendizagem Para Educação a Distância - recursos Educacionais Abertos Para Ambientes Virtuais . Rio de Janeiro: Novatec, 2011. Complementares : BARRIT, Chuck; Alderman, F. Lee. Creating a Reusable Learning Objects Strategy : leveraging information and learning in a knowledge economy. Joh n Wiley & Sons, 2004. HARMAN, Keith; KOOHANG, Alex. Learning Objects: Standards, Metadata, Repositories and LCMS . Santa Rosa, CA, USA: Informing Science, 2007. LOCKYER, Lori. Handbook of Research on Learning Design and Learning Objects : issues, application s and technologies. IGI Global Snippet, 2009. NORTHRUP, Pamela Taylor. Learning Objects for Instruction : Design and Evaluation. Hershey: Idea Group Inc, 2007. SANCHEZ, Francisco Martínez; Espisona, María Paz Prendes. La Enseñanza con Objetos de Aprendizaje . Madrid: Editorial Dykinson, 2011.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_18.3