Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE002
Nome: FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo dos processos psicológicos que implicam o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. Aprofundamento dos aspectos cognitivos e afetivos que interferem na construção do sujeito aprendente.
Referências: Básicas: MORAES, M.A.C. PROEM - Vencendo as dificuldades de aprendizagem na escola. Porto Alegre:PUCRS, 2008. PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo: Abril, 1983. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo:Martins Fontes, 1986. Complementares: CASTORINA, J. ; CARRETERO, M. Desenvol vimento cognitivo e educação. SãoPaulo: Saraiva, 2013. FREUD, Sigmund. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976 MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. SKINNER, B. F. A análise do comportamento. São Paulo: Herder e EDU SP, 1969. YALGASHI, S; BENEVIDES - PEREIRA, A. Desenvolvimento cognitivo e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_18.3