Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE004
Nome: POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo das principais políticas públicas educacionais da contemporaneidade e a gestão escolar. Compreensão da atual conjuntura da organização do trabalho, da organização social, política econômica e seus vínculos com as propostas na área educacional. As medidas de políticas direcionadas à gestão escolar e as dificuldades e possibilidades na construção de uma gestão democrática.
Referências: Básicas: AZEVEDO, J. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. orgs). Gestão da educação : impasses, perspectivas e compromissos. Sã o Paulo: Cortez, 2004. DE TOMMASI, Livia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 279 p. LUCK, Heloisa. A evolução da gestão educacional a partir da mudança paradigmática . In: Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev /jun. 2000. Complementares: AMARAL, Josiane C. S. Ramos do. A política de gestão da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2007 - 2010) : o fortalecimento da gestão gerencial. Jundiaí: Paco Edi torial, 2011. DALE, Roger. Globalização e Educação: Demonstrando A Existência De Uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada Para A Educação”?. Eduação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423 - 460, maio/ago . 2004. OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Félix (orgs.) Política e gestão da educação . Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001. 150p. ____ Administração Escolar: introdução crítica . 11.ed. São Paulo: Cortez, 2002

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