Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE008
Nome: APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR (CSCL)
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A colaboração com vistas à aprendizagem. A contribuição da tecnologia para apoiar a colaboração. Ferramentas colaborativas. Comunidades virtuais de aprendizagem. As particularidades da Comunicação Mediada por Computador (CMC).
Referências: Básicas: Koschman, T. Cscl: Theory and Practice of An Emerging Paradigm. Ed. Routledge, 2012. Stahl, G. Group Cognition: Computer Support for Building Collaborative Knowledge. MIT Press. 2006. Koschman, T.; Hall, R. P.; Myiake, M. CSCL 2 - Carrying forward the conversation. d. Routledge, 2012. Complementares: CARVALHO, Fábio C. Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que Educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. Primo, A. Interação mediada por computador. Ed. Sulina. 2007. Herring, S. Pragmatics of Computer-Mediated Communication. de Gruyter Mouton. 2013 Turlow, C.; Lengel L.; Tomic, A. Computer Mediated Communication: social interaction and the internet. Sage Publications. 2004. Puntambekar, S.; Erkens, G.; Hmelo-Silver; C. Analyzing Interactions in CSCL: Methods, Approaches and Issues. Springer. 2011.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m4-host.inst1 v4.8.6_18.3