Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE011
Nome: DESCOBERTA DE CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O processo de Descoberta do Conhecimento em Base de Dados; Técnicas de mineração de dados: classificação, agrupamento (clustering), regras de associação e análise de desvios; Aplicações na educação
Referências: Básicas : Kumar, V.; Steinbach, M.; Tan, P. Introdução ao Data Mining - Mineração de Dados, Editora Ciência Moderna, 2009. Elias, T. Learning Analytics: Definitions, Processes, and Potential, 2011. Disponível em: http://learninganalytics.net/LearningAnalyticsDefinitionsProcessesPotential.pdf. Larusson, J.; White, B. Learning Analytics: From research to Practice. Springer, 2014. Compleme ntares : Russell, M. A. Mineração de Dados da Web Social. Editora Novatec, 2011. Han, J.; Kamber, M. Data Mining: Concepts and Techniques, San Francisco: Elsevier, 2006. Knight, S.; Shum, S. B.; Littleton, K.; Epistemology, pedagogy, assessment and learnin g analytics. In: Third Conference on Learning Analytics and Knowledge (LAK 2013), Leuven, Belgium, 2013. Griffiths, D. The Implications of Analytics for Teaching Practice in Higher Education. Bolton: JISC CETIS, 2013. Disponível em: http://publications.cetis.ac.uk/wp - content/uploads/2013/02/Analytics - for - Teaching - Practice - Vol - 1 - No - 10.pdf. Kraan, W.; Sherlock, D. Analytics Tools and Infrastructure. Bolton: JISC CETIS, 2013. Disponível em: http://publications.cetis.ac.uk/wp - content/upl oads/2013/01/Analytics - Tools - and - Infrastructure - Vol - 1 - No11.pdf.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m4-host.inst1 v4.8.6_18.3