Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE012
Nome: SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Inteligência Artificial na educação; Software Educacional Inteligente; Sistema Tutor Inteligente; Computação Afetiva; Agente Cognitivo; Agente Pedagógico; Agente Afetivo.
Referências: Básicas: Russel, S.; Norvig, P., Inteligência Artificial. 3ª Ed., Editora Campus, 2013. BERCHT. M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. Tese Doutorado. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, UFRGS, 2001. BERCHT, M. . Computação afetiva : vínculos com a psicologia e aplicações na educação. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (Org.). Psicologia & Informática : produções do III Psicoinfo e II jornada do NPPI. 1ed.São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2006, v. , p. 106-115. Complementares: LONGHI,,M.T. ; Behar, P. A ; BERCHT, M. . Mood Inference Machine: Framework to Infer Affective Phenomena in ROODA Virtual Learning Environment. International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 5, p. 8-16, 2012. LONGHI,,M.T Mapeamento dos Aspectos Afetivos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. ORTONY, A; CLORE, G; COLLINS, A. The Cognitive Structure of Emotions. Cambridge: Cambridge University Press,1999. 207 p. PICARD,R. Affective Computing. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1997. 292p WEHRLE, T.; KAISER, S. Emotion research and AI: Some theoretical and technical issues. Geneva Studies in Emotion and Communication. Technical Reports. Geneva emotion Research Group, v.l, issue 1, 1999. Disponível em http://www.unige.ch/emotion/members/kaiser/rai.html.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_18.3