Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE014
Nome: TECNOLOGIAS DIGITAIS ACESSÍVEIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: As Tecnologias Assistivas para a inclusão das Pessoas com Deficiência. Acessibilidade à Comunicação, à Informação e a Inclusão: direitos das pessoas com deficiências. Acessibilidade na Internet e a aplicação das normas internacionais. Desenvolvimento de Objetos de aprendizagem digitais acessíveis. Práticas pedagógicas e ações inclusivas.
Referências: Básicas: BRASIL. Decreto Nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014. SANTAROSA, L. (org.). Tecnologias Digitas Acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010. ISBN: 978-85-63478-00-9 VYGOTSKY, L. S. V. Obras Escogidas: fundamentos de defectologia. v.5. Madrid: Visor, 1997. ISBN: 8477741298 Complementares: MENDES, Antonio Jose Nunes; PEREIRA, Maria Isabel Alves Rodrigues; COSTA, Rogerio Paulo Pais. (Org.). Computers and Education Towards Educational Change and Innovation. Amsterdam - Holanda: Springer Verlag, 2008. ISBN 978-1-84628-928-6 RUTTER, Richard; LAUKE, Patrick; WADDELL, Cynthia; THATCHER, Jim; HENRY, Shawn; LAWSON, Bruce; KIRKPATRICK, Andrew; HEILMANN, Christian; BURKS, Michael; REGAN, Bob; UURBAN Mark. Web Accessibility: web Standards and Regulatory Compliance. FriendsofED, 2006. ISBN: 1590596382 SANCHO, J. et. al. Apoyos Digitales para Repensar la Educación Especial. Madri, Espanha: EUB. Ediciones Universitárias, 2001. SCHLÜNZEN, E. Tecnologia Assistiva: projetos, acessibilidade e educação a distância. São Paulo: Paco e Littera Editorial, 2011. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente.São Paulo: Martins Fontes,1984.

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