Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE016
Nome: TECNOLOGIAS EMERGENTES APLICADAS À EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A evolução tecnológica e sua aplicação em novas ferramentas educacionais; evolução das redes de computadores e seu uso na educação à distância e acesso à informação; novas formas de compartilhamento de informações - redes sociais, creative commons e open knowledge; uso de computação ubíqua e computação pervasiva na educação.
Referências: Básicas: SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e ulearning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. SUBER, Peter. Open Access (MIT Press Essential Knowledge). The MIT Press, Cambridge, MA, 2012. ISBN: 978-0262517638 GELERNTER, David. Mirror Worlds: or the Day Software Puts the Universe in a Shoebox...How It Will Happen and What It Will Mean. Oxford University Press, USA, 1992. ISBN:0-19-506812-2 Complementares: OSBORN, Steven. Makers at Work: Folks Reinventing the World One Object or Idea at a Time. Apress; 1 edition, 2013. ISBN: 978-1430259923 LOSH, Elizabeth; The War on Learning: Gaining Ground in the Digital University Hardcover. The MIT Press; 1 edition, 2014. ISBN: 0262027380 GALLOWAY, John; JOHN, Merlinn; MCTAGGART, Maureen. Learning with Mobile and Handheld Technologies: Inside and outside the classroom. Routledge, 2014, ISBN: 0415842506 ROSINI, A. M. As Novas Tecnologias da Informação e A Educação A Distância. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. Herring, S. Pragmatics of Computer-Mediated Communication. de Gruyter Mouton. 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_18.3