Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VITICULTURA E ENOLOGIA EM FORMA ASSOCIATIVA (BENTO) (11.01.02.10.05)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM VITICULTURA E ENOLOGIA DE FORMA ASSOCIATIVA/PPGVE - Bento Gonçalves
Código: BEN-PVE016
Nome: ENOTURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Diversificação e pluriatividade na agricultura. O composto “uva e vinho” como produto turístico. Enoturismo e identidade cultural. Rotas de vinhos e cluster turístico: organização, gestão e desenvolvimento regional. Vinho, turismo, marketing e mercado. Inovação em produtos e serviços enoturísticos. Cases de enoturismo mundial.
Referências: Básicas: BENI, Mario. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão: desenvolvimento regional, redes de produção e clusters. São Paulo: Manole, 2012. CARLSEN, P. J. A Review of Global Wine Tourism Research. Journal of Wine Research, v. 15, n. 1, p. 5–13, 2004. MARZO&#8208;NAVARRO, M.; PEDRAJA&#8208;IGLESIAS, M. Critical factors of wine tourism: incentives and barriers from the potential tourist’s perspective. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 24, n. 2, p. 312–334, 2012. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/09596111211206196>. Complementares: LAVANDOSKI, Joice et al. Causes and effects of wine tourism development in organizational context: The case of Alentejo, Portugal. Tourism and Hospitality Research, v. 18, n. 1, p. 107-122, 2018. DALLANHOL, Eliza Bianchini; TONINI, Hernanda. Enoturismo. São Paulo, SP: Aleph, 2012. GETZ, D. et al. Critical Success Factors for Wine Tourism. International Journal of Wine Marketing, v. 11, n. 3, p. 20–43, 1999. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/eb008698>. SPLENDOR, Firmino. Enoturismo. São José do Ouro, RS: 2010. TAYLOR, C.; BARBER, N.; DEALE, C. Environmental attitudes towards wine tourism. International Journal of Wine Research (IJWR), v. 2, n. 1, p. 13–26, 2010.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_18.3