Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-PEB001
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo epistemológico e metodológico em pesquisa científica, abordando as relações entre métodos, instrumentos de pesquisa e referências teóricas. Exploração das diferentes ferramentas de pesquisa, nas abordagens qualitativas e quantitativas, de acordo com a investigação a ser realizada, oferecendo subsídios para a construção do projeto de pesquisa e o desenvolvimento do produto educacional.
Referências: ANDRÉ, Marli. Práticas Inovadoras na Formação de Professores. 2a. ed. Campinas: Papirus, 2017. FAZENDA, Ivani (ORG.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2004. MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. 2 ed., Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. Complementar: BALL, Stephen J. Educação global S. A. Ponta Grossa: UEPG, 2014. BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas. Ponta Grossa: UEPG, 2016. CASTRO, Cláudio de Moura. A Prática da Pesquisa - 2ª edição. Porto Alegre: Pearson, 2012. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2013. LOPES, Maura Corcini. MORGENSTERN, Juliana Marschall. Inclusão e subjetivação - ferramentas teórico-metodológicas. Curitiba: Appris, 2019. YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_21_5