Ementa/Descrição: |
Estudo epistemológico e metodológico em pesquisa científica, abordando as relações entre métodos, instrumentos de pesquisa e referências teóricas. Exploração das diferentes ferramentas de pesquisa, nas abordagens qualitativas e quantitativas, de acordo com a investigação a ser realizada, oferecendo subsídios para a construção do projeto de pesquisa e o desenvolvimento do produto educacional. |
Referências: |
ANDRÉ, Marli. Práticas Inovadoras na Formação de Professores. 2a. ed. Campinas: Papirus, 2017. FAZENDA, Ivani (ORG.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2004.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. 2 ed., Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. Complementar: BALL, Stephen J. Educação global S. A. Ponta Grossa: UEPG, 2014. BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas. Ponta Grossa: UEPG, 2016. CASTRO, Cláudio de Moura. A Prática da Pesquisa - 2ª edição. Porto Alegre: Pearson, 2012. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2013. LOPES, Maura Corcini. MORGENSTERN, Juliana Marschall. Inclusão e subjetivação - ferramentas teórico-metodológicas. Curitiba: Appris, 2019. YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Penso, 2016. |