Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-LPE001
Nome: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRODUTO EDUCACIONAL I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Especificidades dos diferentes modos de fazer pesquisa em Educação, tendo a Educação Básica como cenário. Conhecer e produzir textos científicos-profissionais, projeto de pesquisa e produtos educacionais.
Referências: Básica BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2013. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. São Paulo: Editora Vozes, 2013. Complementar AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro. Bakhtin nas Ciências Humanas. Ed. Musa, 2002. COSTA. Marisa. Vorraber. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. COSTA. Marisa. Vorraber. (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. COSTA. Marisa. Vorraber. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. (orgs). Caminhos investigativos III: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2017. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de Janeiro: Atlas 2017. (Livro eletrônico – Biblioteca Digital IFRS) YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. SANTOS, Adevailton Bernardo. Educar pela pesquisa na formação inicial de professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v.6, p. e020013. 2020. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654220. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654220. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. São Paulo: Editora Vozes, 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m3-host.instTimer v4.8.6_21_5