Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 15 de April de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-IEB001
Nome: INCLUSÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Políticas públicas e legislação sobre a diversidade e a inclusão nos espaços escolares. Práticas de in/exclusão e as possibilidades de pensar a escola como um espaço e tempo para o acolhimento da diferença. Conceitos de disciplina e norma e a constituição do modelo moderno de escolarização.
Referências: Básica CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 339f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1, pp. 25-49. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003 LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Hens. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica: 2013 Complementar CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 151–169, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3076. FOUCAULT, Michel. Os anormais. Curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015. LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. Relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. REVISTA PERSPECTIVA, UFSC, v. 37 n. 2 (2019). Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2719

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_26_9