Referências: |
Básica CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 339f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1, pp. 25-49. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003 LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Hens. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica: 2013 Complementar CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 151169, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3076. FOUCAULT, Michel. Os anormais. Curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015. LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. Relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. REVISTA PERSPECTIVA, UFSC, v. 37 n. 2 (2019). Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2719 |