Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-LBP001
Nome: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRODUTO EDUCACIONAL II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Especificidades do fazer pesquisa em Educação, tendo a Educação Básica como cenário. Aprofunda o desenvolvimento do projeto de pesquisa/protótipo do produto educacional considerando os aspectos metodológicos e científicos.
Referências: Básica CASTO, Nilma Margarida de; SÁ, Patrícia (Org.). Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil. Revista Práxis Educacional. [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-16, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9451. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9451. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de Janeiro: Atlas 2017. (Livro eletrônico – Biblioteca Digital IFRS) Complementar FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. atual. Campinas, SP: Papirus, 2013. PALUDO, Conceição. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação [online]. 2018, v. 23, e230062. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230062> SANTOS, Andréia Inamorato. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o Estado da Arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: CETIC.br. 2013. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227970?posInSet=1&queryId=N-EXPLORE-52dc64fa-93c8-421e-a591-70e9c5811d70> TAROUCO, Liane Margarida Rockembach; COSTA, Valéria Machado da; ÁVLIA, Bárbara Gorziza; BEZ, Marta Rosecler; SANTOS, Édson Félix dos. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. Disponível em < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102993/000937201.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

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