Referências: |
Básica NÓVOA, Antônio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs.) O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008. SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Los contenidos: una reflexión necesaria. Madrid: Morata, 2017. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2014. Complementar BOFF, Daiane Scopel; FABRIS, Elí Teresinha Henn. Outras formas de pensar as docências em Matemática: os usos de teoria e prática na Formação de Professores. Educação Em Revista (Online), v. 38, p. 1-15, 2022. DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas: Autores Associados, 2016. PACHECO, José Augusto. Inovar para mudar a escola. Porto Editora, 2019. PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed., São Paulo: Cortez, 2012. TRAVERSINI, Clarice Salete; DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost; FABRIS, Eli Terezinha Henn; DAL'IGNA, Maria Cláudia (Orgs.). Currículo e a inclusão na escola de Ensino Fundamental, 1. ed., Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1. 237p., 2013. Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br |