Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 15 de April de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-FPC001
Nome: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estuda as questões curriculares e da formação de professores. Problematiza as práticas pedagógicas de professores, e demais profissionais da educação, em diferentes tempos e espaços da Educação Básica.
Referências: Básica NÓVOA, Antônio. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs.) O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008. SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Los contenidos: una reflexión necesaria. Madrid: Morata, 2017. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2014. Complementar BOFF, Daiane Scopel; FABRIS, Elí Teresinha Henn. Outras formas de pensar as docências em Matemática: os usos de teoria e prática na Formação de Professores. Educação Em Revista (Online), v. 38, p. 1-15, 2022. DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas: Autores Associados, 2016. PACHECO, José Augusto. Inovar para mudar a escola. Porto Editora, 2019. PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed., São Paulo: Cortez, 2012. TRAVERSINI, Clarice Salete; DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost; FABRIS, Eli Terezinha Henn; DAL'IGNA, Maria Cláudia (Orgs.). Currículo e a inclusão na escola de Ensino Fundamental, 1. ed., Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1. 237p., 2013. Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_26_9