Referências: |
Básica AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. FABRIS, Elí Terezinha Henn; DALIGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da. (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 1ed., São Leopoldo: Oikos Editora, 2018. NÓVOA, Antônio. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Secretaria de Educação de Salvador: Bahia, 2022. Complementar AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. de Vinícius Nicastro Honesk. Chapecó, SC: Argos, 2009. BOFF, Daiane Scopel; FABRIS, Elí Terezinha Henn; NEVES, Antônia Regina Gomes. A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo. Revista Teias. 2020. BOFF, Daiane Scopel; LIMA, Samantha Dias de. Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 26, p. 1-13, 2021. BOFF, Daiane Scopel; LIMA, Samantha Dias de. Docências no contemporâneo (verbete). In: LIMA, Samantha Dias (ORG.) Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas Ano 1 . São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/18b7cd_97020931ca304f9783881a13035c25d4.pdf LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de Professor. São Carlos: João Editores, 2018. LIMA, Samantha Dias de; FABRIS, Elí Terezinha Henn; BAHIA, Sabrine. B. de M. H. (2021). Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino. Educação Em Foco, 24(43), 104127. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5182 LIMA, Samantha Dias (ORG.) Cartas ao Professor Iniciante. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/143639_eca8d09172f94ff88562f65ce4a82ea4.pdf |