Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 15 de April de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA (FARROUPILHA) (11.01.13.05.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA/PPEB - Farroupilha
Código: FAR-DOC001
Nome: DOCÊNCIAS NO CONTEMPORÂNEO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Examina temas atuais e/ou de complexidade conceitual relacionados às docências no contemporâneo, no cenário da Educação Básica. Problematiza a dimensão constitutiva do sujeito docente.
Referências: Básica AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. FABRIS, Elí Terezinha Henn; DAL’IGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da. (Org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 1ed., São Leopoldo: Oikos Editora, 2018. NÓVOA, Antônio. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Secretaria de Educação de Salvador: Bahia, 2022. Complementar AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. de Vinícius Nicastro Honesk. Chapecó, SC: Argos, 2009. BOFF, Daiane Scopel; FABRIS, Elí Terezinha Henn; NEVES, Antônia Regina Gomes. A aula: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo. Revista Teias. 2020. BOFF, Daiane Scopel; LIMA, Samantha Dias de. Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 26, p. 1-13, 2021. BOFF, Daiane Scopel; LIMA, Samantha Dias de. Docências no contemporâneo (verbete). In: LIMA, Samantha Dias (ORG.) Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1 . São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/18b7cd_97020931ca304f9783881a13035c25d4.pdf LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de Professor. São Carlos: João Editores, 2018. LIMA, Samantha Dias de; FABRIS, Elí Terezinha Henn; BAHIA, Sabrine. B. de M. H. (2021). Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino. Educação Em Foco, 24(43), 104–127. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5182 LIMA, Samantha Dias (ORG.) Cartas ao Professor Iniciante. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/143639_eca8d09172f94ff88562f65ce4a82ea4.pdf

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_26_9