Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 21 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORD. DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAXIAS DO SUL) (11.01.12.05.16)
Curso: MATEMÁTICA - LICENCIATURA/DE-CAX - Caxias do Sul - LICENCIATURA
Código: CAX-EDH002
Nome: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga Horária Teórica: 33 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 33 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( CAX-EDH001 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: História da promoção dos direitos humanos em diferentes contextos culturais, com ênfase às culturas afro-brasileira e indígena. Concepção de direitos humanos e das garantias fundamentais individuais e coletivas nos documentos legais e normativos brasileiros e internacionais. Perspectivas teóricas e metodológicas em educação para os direitos humanos. O papel da escola e das demais instituições de defesa dos direitos humanos dos sujeitos em idade de escolarização obrigatória no Brasil. Grupos em situação de vulnerabilidade e/ou marginalidade social. Ações afirmativas na educação. Justiça restaurativa e mediação de conflitos dentro da escola.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CAX-EDH001 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( CAX-EDH001 ) ATIVO 02/09/2024
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LM2024 2024.1 MATEMÁTICA - LICENCIATURA - Caxias do Sul - LICENCIATURA - Presencial - LICENCIADO(A) EM MATEMÁTICA - MTN Sim 8 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1 v4.8.6_33_1