Projeto Pedagógico do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet visa à formação de profissionais capazes de realizar a análise, projeto, implementação e implantação de aplicações para a internet considerando a utilização de tecnologias adequadas e requisitos de segurança. Assim, ao final do curso, o aluno egresso deve apresentar as competências, habilidades e atitudes necessárias para o cumprimento da sua função na sociedade.

Segundo a resolução do CNE, “Entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e para o desenvolvimento tecnológico.”

Como competência profissional do aluno egresso do curso de Sistemas para Internet do IFRS - Campus Porto Alegre, pode-se elencar as seguintes:

●        Dominar técnicas de programação e solução de problemas;

●        Expressar ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas;

●        Adaptar-se a novas tecnologias;

●        Projetar e desenvolver aplicações para Internet;

●        Desenvolver aplicações utilizando diferentes linguagens e tecnologias voltadas ao desenvolvimento web;

●        Avaliar, projetar e implementar requisitos de usabilidade e acessibilidade no projeto de aplicações Web;

●        Trabalhar com requisitos de segurança em projeto de aplicações Web;

●        Utilizar banco de dados e as respectivas tecnologias empregadas no desenvolvimento de aplicações web;

●        Realizar testes e validar sistemas considerando aspectos de qualidade.

Além disso, o curso deve desenvolver no estudante o senso crítico e de cidadania, que possibilite a prática das seguintes atitudes durante sua vida profissional:

●        Compromisso com a ética profissional;

●        Responsabilidade social, política e ambiental;

●        Espírito empreendedor: postura proativa e empreendedora;

●        Compreensão da necessidade de permanente busca por atualização profissional.

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Os componentes curriculares do 1º e 2º semestres do curso visam oferecer formação básica para a construção de aplicações Web de pequeno porte. São sistemas desenvolvidos utilizando técnicas básicas de engenharia de software e implementados utilizando formulários HTML, com tratamento de consistência de dados e acesso a bancos de dados.

Os componentes curriculares do 3º e 4º semestres do curso buscam capacitar o aluno para desenvolver aplicações Web baseadas em camadas e desenvolvidas dentro do paradigma de orientação a objetos. Nesse ano do curso são explorados componentes curriculares que tratam questões como modelagem de sistemas, padrões de projeto, redes de computadores e sistemas distribuídos.

O último ano do curso tem como objetivo abranger outros conceitos importantes no desenvolvimento de sistemas e na formação como um todo do profissional de tecnologia. O componente curricular de Técnicas de Apresentação, por exemplo, prepara e orienta o aluno sobre sua postura e comportamento nas apresentações realizadas no meio acadêmico e profissional. Este componente curricular, juntamente com o componente curricular de Leitura e Produção Textual, apresenta um suporte importante para o Trabalho de Conclusão de Curso que será desenvolvido nos componentes curriculares Trabalho de Conclusão Curso I e II.

No último semestre também se concentram algumas das abordagens e temas que perpassam os parâmetros para a construção das diretrizes do curso, que visam a formação de profissionais conscientes e cidadãos. Com o componente curricular Informática e Sociedade pretende-se fomentar a reflexão crítica dos estudantes para o favorecimento de posturas que consolidem uma postura democrática e respeitosa quanto a diversidade étnico-cultural do país, bem como no aspecto do uso do conhecimento para o progresso na consciência ambiental. O currículo é orientado para que tenha como resultado uma formação que promova a igualdade de direitos, a democracia na educação e a dignidade humana.

Ainda no quinto e sexto semestre, o aluno deverá cursar os componentes curriculares Optativo I e Optativo II, respectivamente. A cada semestre o colegiado do curso deverá se reunir para definir os componentes curriculares que serão ofertados como Optativo I e Optativo II dentre o rol de componentes curriculares disponíveis (vide Tabela 2).

Para a Optativo I o aluno deverá cursar obrigatoriamente um componente curricular dentre os componentes curriculares ofertados, o mesmo acontece com o Optativo II. Não é permitido ao aluno cursar o mesmo componente curricular no Optativo I e Optativo II.

Para conclusão do curso o aluno também deverá desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso e obter 70 horas em atividades complementares:

●        Trabalho de Conclusão de Curso: deverá ser desenvolvido ao longo de dois semestres e possui um conjunto de normas e etapas que garantem que o projeto final tenha qualidade e possa contribuir significativamente para a formação acadêmica e profissional do aluno, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso;

●        Atividades Complementares: objetiva propiciar complementação da formação do discente, encorajando o reconhecimento de competências desenvolvidas fora do ambiente escolar.

Na necessidade de redação ou alteração dos componentes curriculares, suas novas propostas deverão passar pelos fluxos de aprovação do IFRS.

A Avaliação Institucional do Curso está vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), regulado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, envolvendo avaliação institucional, avaliação externa e ENADE.

Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1