Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CAMILA GARCIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA CAMILA GARCIA DE OLIVEIRA
DATA : 09/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: IFRS-Campus Porto Alegre
TÍTULO:

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO PELOS PROFESSORES FORMADOS PELO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA LETRAS-INGLÊS: ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Aberta e a Distância; Programa Pró-Licenciatura; ensino de inglês.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) estão transformando rapidamente tanto a vida pessoal quanto a profissional. Contudo, no âmbito educacional, embora haja mudanças, estas ainda não estão sendo plenamente integradas como ferramentas mediadoras nas salas de aula e sua aplicação não é universal. Muitos cursos de Licenciatura em Letras-Inglês oferecem poucas ou nenhuma disciplina que envolva as TIC em seu currículo. Em 2008, para suprir a falta de professores no Rio Grande do Sul, o Governo Federal junto com a Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) implementou o programa Pró-Licenciatura com seis cursos realizados na modalidade da Educação Aberta e a Distância (EAD), incluindo o de Letras-Inglês. O perfil dos alunos era de professores atuantes, mas que não eram formados nas disciplinas que ministravam. O currículo do curso de Letras-Inglês apresentava disciplinas que envolviam o uso das TIC em aulas de língua inglesa. Assim, surgiu o interesse em investigar se os docentes que se formaram neste curso em 2012/2013 e que utilizaram as TIC em sua formação estão utilizando as tecnologias como mediadoras para o ensino de inglês nos dias atuais. Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que se baseará em um estudo de caso. Serão selecionados, através de questionário, entre cinco e sete sujeitos dentre os trinta e um docentes que se formaram. Após, serão conduzidas entrevistas com os sujeitos selecionados e os dados coletados serão analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo baseada em Moraes (1999), Franco (2018) e Bardin (2020). Ao final do trabalho, espera-se elaborar um guia com sugestões de como usar as tecnologias em sala de aula com as indicações dos professores selecionados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1414343 - LIZANDRA BRASIL ESTABEL
Interno - 1796652 - EVANDRO MANARA MILETTO
Externa ao Programa - 2691503 - LUCIANA SAUER FONTANA
Externa à Instituição - MARIA DO ROCIO TEIXEIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 16/08/2024 23:42
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