Banca de DEFESA: BRUNA POLETTO SALTON

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA POLETTO SALTON
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Torre Norte - 9o andar
TÍTULO:

MOOCs como possibilidade para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva. MOOC. DUA. Capacitação. Ambiente Educacional.

 


PÁGINAS: 73
RESUMO:

 

A tecnologia assistiva (TA) é um dos fatores essenciais para efetivar a inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Para que isso aconteça, os profissionais da educação precisam conhecer a TA e sua aplicação no contexto educacional, o que não ocorre na maioria das instituições, pois há uma lacuna de formação desses profissionais na área da TA. Assim, esta pesquisa propõe investigar como um Massive Open Online Course (MOOC), ou Curso Aberto Online e Massivo, pode favorecer a aprendizagem em tecnologia assistiva no contexto educacional, através da oferta de um curso livre, gratuito e certificado por instituição de ensino. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa aplicada, que envolveu pesquisa exploratória, levantamento bibliográfico em diferentes níveis de profundidade, com abordagem quali-quantitativa e método indutivo, tendo início com uma revisão sistemática a respeito de MOOCs para oferecer capacitação em TA no contexto educacional. O levantamento bibliográfico incluiu os temas que se entrelaçam na pesquisa – educação de pessoas com deficiência, TA, MOOCs e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A partir da pesquisa, uma edição piloto do MOOC foi desenvolvida e implementada, tendo público pré-definido, com o objetivo de avaliar o curso através da percepção dos participantes e de indicadores de sua participação. A partir dos resultados obtidos da análise dos dados da edição piloto, uma edição final foi implementada, na qual foram incorporadas diretrizes do DUA, com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizagem e atender às necessidades do maior número possível de participantes, inclusive aqueles com deficiência. A edição final foi lançada em turma aberta ao público, junto ao rol de MOOCs do IFRS, e avaliada em um ciclo de seis meses. Os resultados obtidos demonstram que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, ou seja, propor um caminho para que os profissionais da educação tenham à disposição uma possibilidade de capacitação em TA aberta, gratuita e que vá ao encontro de suas necessidades de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1796643 - ANDRE PERES
Externo à Instituição - DALMIR PACHECO DE SOUZA - IFAM
Interno - 1414343 - LIZANDRA BRASIL ESTABEL
Interno - 2245519 - MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT
Interno - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 13:44
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