Banca de QUALIFICAÇÃO: RIVKA MAJDENBAUM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RIVKA MAJDENBAUM
DATA : 01/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/uzb-sczt-jja
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE ARTEFATOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA DE ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de artefatos robóticos, Robótica educacional, Rubrica de avaliação, Construcionismo.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem como propósito definir critérios de avaliação que irão possibilitar a construção de uma rubrica/instrumento para avaliação de artefatos de robótica educacional e seu potencial pedagógico a partir de uma perspectiva construcionista de ensino. Para alcançar os objetivos determinados, este estudo teve início a partir da revisão bibliográfica por meio de revisão de literatura, trazendo à luz autores seminais e contemporâneos que se identificam com o conceito construcionista de ensino e aprendizagem, como Seymour Papert, Jean Piaget, Paulo Freire, Gary Stager, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, José Armando Valente, José Moran, Léa Fagundes, Lilian Bacich, entre outros, e a pesquisa por trabalhos correlatos. Na sequência, foram definidos critérios que integraram a rubrica/instrumento, os quais foram criados a partir da revisão bibliográfica sobre teorias e abordagens pedagógicas que conversam com o universo da robótica educacional e suas possibilidades de uso em sala de aula, como: construcionismo, metodologias ativas, educação STEAM, cultura maker, aprendizagem criativa, pensamento computacional e a própria robótica educacional. A união da robótica educativa com os conceitos e abordagens de ensino e aprendizagem apresentados neste estudo amplia as possibilidades de exploração dos recursos disponíveis e aprimoramento dos conhecimentos dos aprendentes, a partir de experiências, invenções e da criação de tecnologias adicionais. Nesse contexto, artefatos robóticos foram avaliados por meio da rubrica/instrumento criado, e serão disponibilizados para professores do 1o ano do ensino médio e do contraturno escolar contemplarem sua utilização em seus planos de aula que se valham da robótica educacional. A partir do instrumento/rubrica aplicado na avaliação do artefato robótico e de observações, além de questionários preenchidos durante a intervenção, teremos condições de avaliar os artefatos de robótica educacional e seu potencial pedagógico. A análise de artefatos de robótica educacional ajuda a compreender o potencial de uma nova ferramenta, respondendo a perguntas críticas sobre seu uso, adoção, impacto e sucesso ou não delas. Em geral, é importante analisar os kits de robótica para entender melhor como eles são usados pelas escolas, para identificar quaisquer problemas que possam existir nesse uso, se estão sendo usados na área e público desejáveis e, principalmente, avaliar os artefatos robóticos com o intuito de validá-los pedagogicamente antes de sua aquisição pelas instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO BLIKSTEIN - UC
Presidente - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interna - 1612471 - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
Interna - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 14:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1