O uso da abordagem da Aprendizagem Criativa em espaços makers educacionais educacionais
cultura maker, aprendizagem criativa, espaços makers educacionais
Este trabalho, intitulado “O uso da abordagem da Aprendizagem Criativa em espaços makers educacionais”, tem como objetivo explorar as potencialidades educacionais de ambientes makers, colaborando para facilitar o processo de capacitação de professores, onde eles sejam capazes de desenvolver novas práticas pedagógicas utilizando as ferramentas e tecnologias disponíveis nestes ambientes. Para analisar o comportamento dos professores e identificar suas dificuldades foi realizado um Circuito de Experiências Makers, orientados pela abordagem da Aprendizagem Criativa, onde os professores organizados em grupos foram apresentados a tecnologias de fabricação como Eletrônica Básica, Impressão 3D e Gravação a Laser. A metodologia utilizada para este estudo seguiu a perspectiva qualitativa e uma abordagem do tipo pesquisa-ação, a partir do problema a qual envolveu as contribuições das Aprendizagem Criativa na capacitação dos professores. Para a coleta dos dados foram adotados instrumentos como a observação participante e entrevista semiestruturada. Com base nos dados coletados está em desenvolvimento o portal Educadores Makers, com conteúdo para auxiliar os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas em espaços makers educacionais. O referencial que serviu como base desta pesquisa, foi fundamentado nos temas investigados, proporcionando um diálogo entre a teoria e as situações encontradas no campo de pesquisa. Os resultados indicaram que há necessidade da organização de um material técnico com procedimentos atitudinais e orientado para atividades makers que contribua para professores desenvolverem as suas práticas pedagógicas em ambientes makers. O Circuito de Experiências Makers, por intermédio da abordagem da Aprendizagem Criativa, contribuiu consideravelmente para proporcionar e potencializar as reflexões dos professores acerca da criatividade, colaboração, desenvolvimento de habilidades necessárias e adoção de práticas inovadoras na Educação.