GAMIFICAÇÃO PARA DOCENTES DA ÁREA DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Ensino superior. Formação docente. Gamificação.
A gamificação na formação docente é uma importante ferramenta que tem ganhado espaço no contexto do ensino superior, principalmente no contexto da cibercultura. Deste modo, o objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da utilização da gamificação no contexto do ensino superior, especialmente no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, tradicionalmente desenvolvidos nesses espaços. Para tanto, foi preciso, num primeiro momento, a mobilização de certos pressupostos e conceitos centrais ligados à temática como a contextualização da educação superior no Brasil e a definição gamificação aplicada no âmbito das instituições de ensino. Metodologicamente, esse trabalho parte da pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, com a aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada ao público-alvo com o intuito de atingir os objetivos geral e específicos que culminarão no desenvolvimento do produto educacional, que será um curso na modalidade MOOC disponibilizados aos participantes. Como resultados preliminares percebe-se que a gamificação pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada no ensino superior, especialmente no que se refere ao contexto da educação tradicional praticada pelos docentes e a atual realidade a que estão inseridos os discentes.