Banca de DEFESA: SINARA CRISTIANE TRES SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SINARA CRISTIANE TRES SOARES
DATA : 16/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

AUTONOMIA MORAL NO TRÂNSITO: É POSSÍVEL CONTRIBUIR A PARTIR DE UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO?


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento moral, Educação para o trânsito, Modelo Pedagógico Relacional, Ensino Híbrido, M-learning, WhatsApp.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A presente dissertação busca investigar como um curso híbrido de curta duração, embasado no modelo pedagógico relacional, pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia moral de adultos no trânsito. A pesquisa foi realizada na Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), a qual promove um curso para pessoas que cometeram crimes de trânsito e possuem direito à transação penal, a partir de um modelo mais próximo da pedagogia diretiva. A metodologia empregada para a pesquisa foi o método experimental, através da aplicação de dois modelos de curso, em dois grupos. O grupo experimental (GR), participou de um curso – o qual se configurou na variável independente do experimento - com metodologia de Ensino Híbrido (EH), sendo composto de dois encontros presenciais de 4 horas, além de atividades online, apoiadas no mobile learning, através do uso do aplicativo WhatsApp. O referido curso, baseado no modelo pedagógico relacional, utilizou como principal fonte teórica para a elaboração da aula os conhecimentos apresentados por Piaget sobre desenvolvimento moral. No grupo controle (GD), foi mantida a metodologia de ensino tradicional, diretiva, já utilizada na EPT. O instrumento para coleta de dados constituiu-se de dois questionários que foram aplicados em ambos os grupos, sendo um antes do início das aulas (questionário 1 - Q1) e outro ao final (questionário 2 - Q2). Também foram consultadas as infrações dos sujeitos, comparando-se os 6 meses anteriores e posteriores à participação no curso. Os resultados apresentados indicam que se destacam, dentre os fatores de um curso de curta duração que contribuem para o desenvolvimento moral no trânsito, a aplicação de um modelo pedagógico relacional, no qual as interações tem papel fundamental para a promoção da descentração dos sujeitos e, portanto, de um caminho de aproximação rumo à autonomia moral no trânsito. Além disso, o uso do WhatsApp como recurso didático, ampliou as oportunidades de intervenção junto ao público, permitindo a continuidade do processo educativo entre um encontro e outro, sem a necessidade dos tradicionais ambientes virtuais de aprendizagem, que, por vezes, podem interferir na adesão às propostas educativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1901102 - ANA SARA CASTAMAN
Externo à Instituição - CAROLINE BOHRER DO AMARAL - UFRGS
Presidente - 1768437 - MARCIA AMARAL CORREA DE MORAES
Interno - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Notícia cadastrada em: 07/12/2020 17:55
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