MOOCs como possibilidade para oferecer capacitação em tecnologia assistiva no contexto educacional
tecnologia assistiva, ambiente educacional, MOOCs, capacitação
A tecnologia assistiva (TA) é um dos fatores essenciais para efetivar a inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Para que isso aconteça, os profissionais da educação precisam conhecer a TA e sua aplicação no contexto educacional, o que não ocorre na maioria das instituições, pois há uma lacuna de formação desses profissionais na área da TA. Assim, esta pesquisa propõe investigar como um MOOC pode favorecer a aprendizagem em tecnologia assistiva no contexto educacional, através da oferta de um curso livre, gratuito e certificado por instituição de ensino. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa aplicada, que envolveu pesquisa exploratória e descritiva, levantamento bibliográfico, com abordagem quali-quantitativa e método indutivo, tendo início com uma revisão sistemática a respeito de MOOCs para oferecer capacitação em TA no contexto educacional e partindo para um levantamento bibliográfico sobre os temas que se entrelaçam na pesquisa – educação de pessoas com deficiência, TA e MOOCs. Na sequência, uma edição piloto do MOOC foi desenvolvida e implantada. A turma piloto está em andamento, com o objetivo de avaliar o curso através da percepção dos participantes e de indicadores de sua participação. Ao final da pesquisa, pretende-se lançar a edição final do curso junto ao rol de MOOCs do IFRS. A finalidade é propor um caminho para que os profissionais da educação tenham à disposição uma possibilidade de capacitação em TA, que vá ao encontro de suas necessidades de aprendizagem.