As contribuições dos jogos do tipo Role Playing Game (RPG) no Ensino Médio
Role Playing Game (RPG). Ensino. Habilidades e competências. Aprendizagem Criativa. Tecnologias Digitais.
Um dos problemas enfrentados atualmente na escola básica é a desmotivação dos alunos. Associado a isso, há a dificuldade dos professores de criarem novos materiais pedagógicos de forma simples e rápida. Nesse sentido, esta pesquisa, que é o tema de uma dissertação de mestrado no Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, tem como foco o desenvolvimento de um modelo de jogo RPG educacional virtual que permita aos professores criarem com facilidade seus próprios artefatos. O uso de jogos RPGs apresenta-se como uma alternativa na medida em que os diversos cenários podem ser adequados para as mais diferentes áreas do conhecimento. O uso das tecnologias de educação favorecem a observação por parte do professor responsável e também permitem o jogo remoto. Após o desenvolvimento do modelo, a pesquisa incluirá a criação de jogos por professores e a sua aplicação em sala de aula para estudo de caso qualitativo. Tem-se como hipótese que os professores serão beneficiados pelo modelo proposto e poderão lançar mão deste recursos para fins didáticos-pedagógicos.