Design para Educação: um curso de formação de professores para melhoria do design de recursos educacionais.
Design para a Educação; Capacitação de Professores no Ensino Superior; Recursos Educacionais; Informática na Educação
Pesquisas no campo da Informática na Educação buscam soluções mediadas por tecnologias que auxiliem o professor na tentativa de otimizar a comunicação visual dos conceitos e conteúdos referentes à sua área de estudo. Na mesma direção, autores e teóricos da área da Educação têm envidado esforços sobre como a configuração visual otimizada pode ser um fator de engajamento, favorecendo o aumento de interesse e melhor consumo e compreensão de informações e conteúdos. No entanto, observa-se que professores e educadores ainda falham nas questões relacionadas ao design e estéticas de seus recursos educacionais. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou investigar de que forma os princípios básicos do design podem contribuir na qualidade funcional e visual dos materiais didáticos produzidos pelos professores. Para tanto, foi realizado um curso de formação para professores do ensino superior em princípios básicos do design. A metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa-ação e ela permitiu a intervenção na sistemática da criação enquanto pesquisa qualitativa e aplicada. Os resultados obtidos mostraram que a adoção destes preceitos na prática de confecção de recursos educacionais (RE) por parte se deu de forma positiva. Desta forma, acredita-se que a pesquisa contribuiu com melhorias significantes nas questões funcionais e estéticas dos (RE) criados pelos professores. A realização justifica-se pela relevância e contribuição interdisciplinar, social e de atuação profissional.