Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO JOAQUIM DE FREITAS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO JOAQUIM DE FREITAS NETO
DATA : 17/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/bmt-axvp-pux
TÍTULO:

ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Construcionismo.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com estratégias pedagógicas pode ser aplicado a diversas áreas do conhecimento. Existem diferentes TDIC que podem ser usadas na área da educação, tais como ferramentas interativas, jogos digitais, objetos de aprendizagem, robótica educacional, entre outras. Porém, um dos principais problemas enfrentados é a pouca experiência que os docentes possuem no uso e desenvolvimento dessas tecnologias. Assim, o presente projeto de pesquisa pretende investigar como um curso de formação continuada em Robótica Educacional (RE) para professores, ministrado na modalidade EaD, pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) a fim de favorecer o surgimento do pensamento científico, crítico e criativo. Para tanto, será utilizada como tecnologia fundamental a RE, pois acredita-se que com ela seja possível desenvolver de forma integrada diversos conhecimentos. O público-alvo desta pesquisa são os professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos esta investigação caracteriza-se por ser de natureza aplicada e quanto aos objetivos ela é exploratória, tendo sua abordagem de forma qualitativa. A pesquisa será conduzida através de um estudo de caso, utilizando-se como instrumento para coleta de dados dois questionários a serem aplicados, um no início e outro ao final do curso. Os recursos utilizados serão materiais reciclados e de escritório, assim como plataformas e softwares de código aberto. Acredita-se que a formação realizada com os professores, por ter sua metodologia embasa na teoria construcionista de Papert e utilizar materiais de baixo custo, pode apresentar resultados significativos no processo de qualificação dos docentes. Espera-se que, utilizando-se da Robótica Educacional, eles possam desenvolver em suas escolas o pensamento científico, crítico e criativo, desenvolvendo habilidades e competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1796643 - ANDRE PERES
Interno - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interno - 1768477 - KAREN SELBACH BORGES
Interno - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Externo à Instituição - CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 05/01/2022 08:50
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