A blended learning model for K12 professional education
Blended Learning; Design Thinking; Brainstorming. Significative learning.
As vivências docentes durante o período pandêmico deram origem a vários questionamentos sobre o EH. O que é o ensino híbrido? O ensino híbrido pode realmente complementar o ensino presencial? Se sim, de que forma aplicar esse ensino híbrido? Quais recursos e estratégias pedagógicas podem ser usadas para aplicar o ensino híbrido? O objetivo geral da pesquisa é produzir um guia com conceitos e propostas para aplicação do EH no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no contexto do Ensino Médio Integrado, como uma opção no período pós-pandêmico. Serão adotados os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa e da pesquisa colaborativa. Trata- se de pesquisa qualitativa, descritiva, empírica e transversal, com enfoque de análise tipo correlacional e será conduzida utilizando a abordagem do Design thinking. Entende-se que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes e que competências socioemocionais (soft skills), permitem capacitar o indivíduo para usar a tecnologia de forma saudável e produtiva. Apresenta-se o ensino híbrido (EH) como um gerador de resultados positivos para o despertar dessas competências e como uma alternativa viável para o Ensino Básico, de modo a aumentar a qualidade da educação pública propiciada pelo IFRS. Assume-se que há uma dificuldade para professores implementarem o EH por falta de modelos claros e compreensíveis para o ensino técnico integrado ao ensino médio. Objetiva-se produzir propostas para aplicação do ensino híbrido no IFRS por meio de pesquisa colaborativa com docentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A pesquisa será realizada ao longo de cinco etapas: descoberta; interpretação; ideação; experimentação e evolução. Espera-se, ao final do trabalho: traçar um perfil geral do docente do IFRS sobre o seu conhecimento prévio sobre o EH; coletar relatos e avaliações de experiências sobre EH vivenciadas pelos docentes do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS; produzir um guia de conceitos e propostas para a aplicação do EH no Ensino Médio Integrado do IFRS, construído a partir do referencial teórico disponível e da construção colaborativa realizada em conjunto com os docentes participantes da pesquisa; compartilhar com o público em geral o guia produzido.