COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES
competências digitais; educação; curso xMOOC.
O presente trabalho tem como objetivo investigar as competências digitais docentes e criar um produto educacional que desenvolva e potencialize as competências digitais dos educadores. Metodologicamente se constitui como uma pesquisa de cunho qualitativo de natureza aplicada. A reflexão teórica fundamenta-se em autores como Perrenoud (2000), Petersen e Tonnesen (2006), para discutir o conceito de competência digital; assim como, apresenta as linhas de orientação dos referenciais de competência digital docente. A construção do produto educacional - um curso xMOOC autoinstrucional – contemplou três categorias do Marco Comum de Competência Digital e duas áreas das competências pedagógicas propostas pelo Quadro Europeu para a Competência Digital de Educadores que se integram as categorias propostas pelo Marco Comum de Competência Digital. Com base nas diretrizes norteadoras foi aplicado o Modelo ADDIE para estruturação do escopo do curso e o desenho pedagógico a ser usado em cada módulo de ensino. A criação do produto educacional, que teve sua primeira etapa de validação aplicada em evento de formação continuada presencial com professores da educação básica municipal. Esta etapa possibilitou pensar ajustes de conteúdo e de design do curso.