UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO IFRS - CAMPUS BENTO
Ensino superior. Formação docente. Práticas Pedagógicas. Gamificação.
A gamificação na formação docente é uma importante ferramenta que tem ganhado espaço no ensino superior, principalmente no contexto da cibercultura. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da utilização da gamificação no contexto do ensino superior, especialmente no que se refere ao auxílio no engajamento associado aos processos de ensino e de aprendizagem, tradicionalmente desenvolvidos nesses espaços. Para tanto, foi preciso, num primeiro momento, a mobilização de certos pressupostos e conceitos centrais ligados à temática como a contextualização da educação superior no Brasil e a definição da gamificação aplicada no âmbito das instituições de ensino. Metodologicamente, este trabalho parte da pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, com a realização de um webinar voltado aos docentes do ensino superior do Campus Bento Gonçalves com o intuito de atingir os objetivos geral e específicos que culminaram no desenvolvimento do produto educacional, que será um curso na modalidade MOOC disponibilizados aos participantes. Como resultados, percebe-se que a gamificação pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada no ensino superior, especialmente no que se refere ao contexto da educação tradicional a que estão inseridos os discentes e praticada pelos docentes.