A Prática Pedagógica e o processo de Letramento Digital dos professores estaduais do Rio Grande do Sul durante a pandemia do Covid-19: o ano de 2020.
Letramento Digital Docente, Prática Pedagógica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); Pandemia SARS-COV
No ano de 2020 devido a uma situação de pandemia as aulas presenciais na educação básica no estado do Rio Grande do Sul foram suspensas. O processo educacional passou a ser realizado por aulas remotas, neste formato as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) foram utilizadas para viabilizar as aulas. Neste contexto, a prática pedagógica dos docentes possivelmente passou por mudanças, assim como nível de letramento digital desses professores foram testados, para o uso das tecnologias na educação. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo geral analisar o processo de uso e apropriação dos professores quanto a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante o período de aulas remotas, identificando o processo de letramento digital dos docentes. Como objetivos específicos se propõe: identificar as dificuldades que os professores apresentaram no seu fazer pedagógico durante o período de aulas remotas, em razão da pandemia por covid-19; avaliar a adequação dos recursos materiais e tecnológicos dos professores, assim como o seu processo de capacitação (letramento digital) durante o período que ministraram as aulas remotas; propor um planejamento de itens essenciais para uma eventual necessidade de ensino remoto emergencial A pesquisa será aplicada com professores da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, com as escolas localizadas no município de Cachoeirinha. Quanto a metodologia de pesquisa a abordagem será quanti-qualitativa. Como instrumentos de pesquisa serão utilizados: um questionário online, elaborado no Google Forms que será enviado aos participantes por e-mail e Whatsap e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas serão realizadas com seis professores, dois de cada etapa da educação básica: ensino fundamental I e II, e ensino médio, com dois profissionais da gestão da escola (diretor ou vice-diretor) e com dois supervisores pedagógicos, totalizando dez entrevistas. Desta forma, analisando as principais mudanças na prática pedagógica com o uso das TDICs e investigando as dificuldades enfrentadas pelos docentes estaduais no uso das tecnologias e na prática do ensino remoto. Temos o intuito de repensar e buscar alternativas para aprimorar o fazer pedagógico nas escolas e ter conhecimento do que é necessário na educação para enfrentar situações atípicas como o caso de uma pandemia.