O PENSAMENTO COMPUTACIONAL PRESENTE DE FORMA INTENCIONAL E INTERDISCIPLINAR NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BNCC- ETAPA EDUCAÇÃO INFANTIL
Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Pensamento Computacional.
As habilidades técnicas, cognitivas, sociais e emocionais necessárias para o aprendizado do século XXI foram ressaltadas com a pandemia de Coronavírus instaurada em 2020, o que fez com que docentes identificassem como aspecto primordial a inclusão dessas vivências em propostas pedagógicas. Neste intento, professores, pais e alunos foram desafiados a dar continuidade a seus processos de ensino e aprendizagem utilizando recursos digitais. Dessa forma, é importante que os conhecimentos para acompanhar tal evolução sejam desenvolvidos desde a primeira etapa da Educação Básica - a Educação Infantil. À vista disto, o Pensamento Computacional pode auxiliar na sistematização de ações pedagógicas através do desenvolvimento de habilidades como: "Compreender, sistematizar, representar, analisar e resolver problemas [...]”. Portanto, o presente trabalho tem o intuito de fomentar o planejamento de atividades apoiadas nos quatro pilares do Pensamento Computacional: abstração, decomposição, algoritmos e reconhecimento de padrões. Utilizando a abordagem epistemológica-metodológica de Design Science Research (DSR) a presente investigação pretende contribuir com a educação básica através da construção e disponibilização de um artefato pedagógico na forma de uma “Sequência Didática”. O foco dessa proposta metodológica é auxiliar o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, a usar os pilares do Pensamento Computacional de forma intencional e interdisciplinar (entre os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular). Esse produto será aplicado com alunos de Pré-escola, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os resultados esperados para a pesquisa compreendem obter dados suficientes para validação do produto dessa dissertação, e consequentemente, desenvolver uma Sequência Didática que possa servir não somente como um caminho a ser percorrido com outros grupos de estudantes, mas que também poderá auxiliar como metodologia para os professores planejarem suas aulas com o apoio do Pensamento Computacional.