INCLUSÃO SOCIODIGITAL DE JOVENS EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM APRENDIZES DO CURSO DE MARCENARIA DA FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
Aprendizagem Profissional, Aprendizagem Digital, Inclusão Social, Programa Jovem Aprendiz.
Esta pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, investiga como os
jovens aprendizes do curso de Auxiliar de Marcenaria, da Fundação O Pão dos
Pobres, por meio de qualificação para o uso das ferramentas digitais, pode
desenvolver habilidades tecnológicas necessárias para a atuação profissional? Os
sujeitos da pesquisa são 7 jovens entre 18 e 24 anos, aprendizes do Curso de
Auxiliar em Marcenaria, do Programa Jovem Aprendiz ofertado pelo Centro de
Educação Profissional da Fundação O Pão dos Pobres. O principal objetivo da
pesquisa é verificar se a inclusão de conteúdos e práticas com ferramentas digitais
ao Programa de Aprendizagem Profissional do Curso de Auxiliar de Marcenaria,
oferecido na Fundação O Pão dos Pobres, promoverá o desenvolvimento de
habilidades tecnológicas aos jovens aprendizes, de modo a qualificá-los para a
futura inserção profissional. Para isso, realizou-se um Curso de Extensão de
formação inicial para o uso das tecnologias digitais, que é o produto deste estudo. A
análise dos dados obtidos e a discussão dos resultados foram realizadas mediante as
respostas do questionário, registro das observações, das atividades desenvolvidas
no Curso de Extensão, das entrevistas, e através das filmagens/ gravações desses
momentos. Como resultado, considera-se a necessidade de o programa de aprendizagem profissional
abordar na formação dos jovens aprendizes o conhecimento digital, habilidade
fundamental para quem busca a inserção profissional nas Sociedades da Informação
e do Conhecimento e no mundo do trabalho.