Educação Especial e Informática na Educação: Uma análise de produções da Revista RENOTE e RBIE no período de 2010-2020
Educação Especial. Informática na Educação. Inclusão Escolar
A inclusão de pessoas com deficiência na escola regular passou por grandes
modificações no decorrer dos últimos 30 anos. Neste sentido, o estudo proposto
busca analisar publicações na área da Inclusão Escolar relativas à Educação
Especial procurando conhecer as possibilidades da inclusão escolar nas práticas
escolares inclusivas. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva qualitativa. A
partir da realização do MSL realizada no repertório da Revista Renote, no período de
2010-2020, acerca da temática da Educação Especial no contexto da Informática na
Educação pode-se constatar que há um conjunto consistente de publicações que
remetem a inclusão escolar voltada para a inclusão da PcD. Tal pesquisa
possibilitou a construção de um produto educacional, “Recursos das TDICs na
educação voltados para a Educação Especial”, no qual são elencados recursos que
viabilizam a prática inclusiva de alunos com deficiência no contexto da escola
regular.