DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ESTEIO/RS
Tecnologia Assistiva. Comunicação Aumentativa e Alternativa. Transtorno do Espectro do Autismo. Educação Infantil.
Incluir crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na escola comum é um desafio que requer dos docentes engajamento e conhecimento sobre o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva. Há casos de crianças com esse transtorno que não se comunicam pela oralidade ou o desejo de comunicar encontra-se discrepante em relação a predisposição em falar, requerendo do docente a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para favorecer a comunicação dessas crianças de outra forma. Assim, esta pesquisa objetiva verificar possíveis desafios percebidos pelos professores que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Esteio/RS, na implementação de Tecnologia Assistiva, categoria de Comunicação Alternativa e Aumentativa, para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que apresentam dificuldades em sua comunicação oral. Objetiva ainda, verificar se o Curso de Extensão para os professores que atuam na Rede de Escolas Municipais do município de Esteio/RS, com a realização de: palestras e formação docente em Curso Online Aberto e Massivo - MOOC (Massive Open Online Course), na intenção de atingir um maior número de professores, bem como a oferta de oficinas pedagógicas aos educadores que possuem estudantes com dificuldades em sua comunicação oral que, servirá de auxílio na capacitação para o enfrentamento desses possíveis desafios. Os sujeitos da pesquisa, então, serão os professores que atuam na Educação Infantil nas Escolas Municipais de Esteio/RS. Para compreender os objetivos propostos deste estudo, o método será de cunho qualitativo, a pesquisa será aplicada, com abordagem exploratória do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados são questionário e entrevista semiestruturada, sendo esta, realizada após o Curso de Extensão e da oficina pedagógica. A análise e interpretação dos dados se realizará mediante as respostas das informações coletadas sob investigação de conteúdo em que, a partir disso, formular-se-á categorias que serão discutidas com a apresentação dos dados e com a literatura existente.