INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Alfabetização e Letramento; Jogos Educacionais Digitais; Framework PlayEduc; Teoria da Instrução Gagniana
Os Jogos Educacionais Digitais (JEDs) são importantes ferramentas instrucionais e
funcionam como apoio ao processo de ensino e aprendizagem à medida que
envolvem conteúdo com tecnologia e ludicidade. Sabemos que a alfabetização é
prioridade nos dois primeiros anos do ensino fundamental e é definida como base
para os demais conteúdos escolares. Entretanto, o sujeito alfabetizando precisa se
familiarizar com uma sucessão de novos conhecimentos, resultando em um
processo de construção da leitura e da escrita e percorrer este caminho preconiza
apoio, tanto ao estudante como aos docentes. Diante do exposto, busca-se através
desta pesquisa elaborar uma metodologia para a construção de JEDs para a
alfabetização que suportem as demandas encontradas dentro da realidade escolar
dos anos iniciais do ensino fundamental I (1o ao 5o ano). A pesquisa abrange
professores da rede de ensino pública que utilizam JEDs em suas aulas.
Inicialmente foi realizada uma entrevista individual e aplicado um questionário
qualitativo que será transposto a uma avaliação quantitativa. Busca-se investigar
métricas completivas ao Framework PlayEduc - Elemento Pedagogia, de acordo
com a Teoria da Instrução Gagniana, favorecendo a construção e aplicação de JEDs
para Alfabetização e Letramento.