Aprendizagem maker nas escolas: a importância do pensar da gestão escolar para a otimização das ações educativas makers
gestão escolar; cultura maker; espaço maker; educação; aprendizagem maker.
Esta pesquisa investigou estratégias à gestão escolar a fim de ampliar e promover a implementação da aprendizagem maker nas escolas, buscando garantir que a cultura maker não fique limitada a equipes de robótica ou atividades restritas, de modo que sua potencialidade seja direcionada ao processo educativo como um todo. Para embasar essa pesquisa, realizou-se a revisão bibliográfica, trazendo à luz autores como: Jean Piaget, John Dewey, José Armando Valente, José Moran, Lilian Bacich, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, Paulo Freire, Neil Gershenfeld, Seymour Papert, Sylvia Libow Martinez, Gary Stager. Além disso, foi conduzida uma revisão narrativa da literatura no intuito de identificar dissertações e teses alinhadas com a temática do presente estudo. Com isso, procurou-se elucidar no transcorrer desta dissertação, as principais teorias que embasam o movimento maker e as diferentes concepções que existem de acordo com a perspectiva dos autores que sustentam a forma de atuação de cada espaço maker, ou seja, de acordo com a abordagem que cada espaço maker terá no ambiente educacional. Esse estudo também incluiu uma pesquisa de campo, que teve como objetivo identificar as necessidades, conhecimentos e informações sobre espaços maker e cultura maker por parte dos gestores e educadores. E, com base nos dados coletados e analisados, desenvolveu-se o Canvas CEME (Cultura e Espaço Maker Educacional), um artefato tecnológico que visa facilitar a reflexão, o planejamento, a execução e o monitoramento da gestão escolar na implementação da aprendizagem maker no contexto educacional. Em suma, por meio da revisão bibliográfica, revisão narrativa da literatura e pesquisa de campo, embasou-se a proposta do Canvas CEME como uma ferramenta tecnológica que visa instrumentalizar o gestor escolar no sentido de facilitar a gestão e a integração da cultura maker no contexto educativo, de acordo com cada realidade escolar de forma abrangente.