Implementação de um Espaço Maker em Escolas da Rede Pública: Uma Proposta para Desenvolvimento de Habilidades Práticas e Criativas
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Este trabalho propõe a implementação de um espaço maker em escolas da rede pública como uma estratégia para desenvolver habilidades práticas e criativas nos alunos. O Movimento Maker, uma vertente do Do It Yourself (DIY), tem ganhado destaque como uma abordagem que incentiva a inovação, a prototipagem e a produção rápida de objetos em um ambiente colaborativo. A crescente adoção dos espaços maker pelas instituições de ensino tem sido impulsionada pela busca de aulas mais atrativas e contextualizadas, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos de forma prática e visualizar sua relevância no mundo real. O estudo utilizou o Google Alerts e o Google Trends para identificar o interesse e as notícias relacionadas à cultura maker e espaços maker. Verificou-se que a abertura de novos espaços maker, principalmente nas escolas de ensino fundamental e médio, tem sido uma tendência crescente. Além disso, foi constatado que a utilização desses espaços estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e o engajamento dos estudantes. A montagem de um espaço maker requer um planejamento cuidadoso, considerando os equipamentos, ferramentas e materiais necessários, bem como a adequação às necessidades da instituição de ensino e ao currículo escolar. A implementação de um espaço maker possibilita aos professores trabalharem de forma prática e multidisciplinar, estimulando o protagonismo dos alunos e a experimentação mão na massa. Além disso, o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas, conhecidas como soft skills, torna-se fundamental para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho atual. Nesse contexto, este trabalho propõe a realização de um curso de capacitação profissional para professores, com o objetivo de auxiliá-los na montagem e utilização efetiva de um espaço maker mesmo com poucos recursos financeiros. A turma piloto será utilizada para aperfeiçoar o curso, que será disponibilizado online como um produto tecnológico. Espera-se que essa proposta contribua para o fortalecimento da cultura maker nas escolas da rede pública, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas nos alunos.