Vamos conversar sobre a morte na educação?
Educação, Morte, COVID-19 e Violência escolar.
O diálogo é construído por complexidades, as figuras que envolvem e se envolvem
no diálogo se ligam por certa tensão necessária em relação ao potencial da essência
dialógica, impregnando a conversação pelo contexto onde ela se materializa ou
idealiza. O objetivo principal desta escrita é o de analisar a presença ou ausência de
temáticas da Morte nos currículos e conteúdos dos anos finais do ensino
fundamental e do ensino médio, na perspectiva de um diálogo entre a teoria e práxis
transversal e humanizada. Concordamos que a metodologia de pesquisa qualitativa
se adapta ao fenômeno subjetivo, sendo possível a observação de comportamentos
naturais, através da análise fundamentada na literatura científica de respostas
abertas, flexíveis e que permitem uma futura interpretação e significação dos dados
e, por este motivo seguiremos nesta direção de pesquisa, no entendimento de que,
para compreendermos a morte é necessário nos debruçarmos sobre a vida.