AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE ARTEFATOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA DE ENSINO
Avaliação de artefatos robóticos, Robótica educacional, Rubrica de avaliação, Construcionismo.
Este projeto de pesquisa tem como propósito definir critérios de avaliação que irão possibilitar a construção de uma rubrica/instrumento para avaliação de artefatos de robótica educacional e seu potencial pedagógico a partir de uma perspectiva construcionista de ensino. Para alcançar os objetivos determinados, este estudo teve início a partir da revisão bibliográfica por meio de revisão de literatura, trazendo à luz autores seminais e contemporâneos que se identificam com o conceito construcionista de ensino e aprendizagem, como Seymour Papert, Jean Piaget, Paulo Freire, Gary Stager, Mitchel Resnick, Paulo Blikstein, José Armando Valente, José Moran, Léa Fagundes, Lilian Bacich, entre outros, e a pesquisa por trabalhos correlatos. Na sequência, foram definidos critérios que integraram a rubrica/instrumento, os quais foram criados a partir da revisão bibliográfica sobre teorias e abordagens pedagógicas que conversam com o universo da robótica educacional e suas possibilidades de uso em sala de aula, como: construcionismo, metodologias ativas, educação STEAM, cultura maker, aprendizagem criativa, pensamento computacional e a própria robótica educacional. A união da robótica educativa com os conceitos e abordagens de ensino e aprendizagem apresentados neste estudo amplia as possibilidades de exploração dos recursos disponíveis e aprimoramento dos conhecimentos dos aprendentes, a partir de experiências, invenções e da criação de tecnologias adicionais. Nesse contexto, artefatos robóticos foram avaliados por meio da rubrica/instrumento criado, e serão disponibilizados para professores do 1o ano do ensino médio e do contraturno escolar contemplarem sua utilização em seus planos de aula que se valham da robótica educacional. A partir do instrumento/rubrica aplicado na avaliação do artefato robótico e de observações, além de questionários preenchidos durante a intervenção, teremos condições de avaliar os artefatos de robótica educacional e seu potencial pedagógico. A análise de artefatos de robótica educacional ajuda a compreender o potencial de uma nova ferramenta, respondendo a perguntas críticas sobre seu uso, adoção, impacto e sucesso ou não delas. Em geral, é importante analisar os kits de robótica para entender melhor como eles são usados pelas escolas, para identificar quaisquer problemas que possam existir nesse uso, se estão sendo usados na área e público desejáveis e, principalmente, avaliar os artefatos robóticos com o intuito de validá-los pedagogicamente antes de sua aquisição pelas instituições de ensino.