FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CULTURA DIGITAL: possibilidades e concepções
Formação continuada. Cultura digital. Base Nacional Comum Curricular. Movimento Pela Base
Esta pesquisa tem como tem[1] a a formação continuada de professores para a Cultura Digital, entendendo que pertencermos a um mundo digitalizado e que é essencial oferecer momentos para reflexão e construção de conhecimentos aos professores, visto serem estes um dos[2] responsáveis pelo processo de ensino. Ao que remete ao problema[3] : que entendimentos de Cultura Digital e formação continuada se fazem presentes na BNCC e no MPB e como podemos problematizá-los junto aos professores da rede pública de Barão do Triunfo? Diante disto, o objetivo desta investigação é: problematizar a noção de cultura digital com os professores da educação básica por intermédio de um curso de formação continuada. Assim sendo, esta pesquisa se caracteriza por seu caráter descritivo assentado em um estudo de caso. Como proposta de produto apresenta-se [4] um curso de formação continuada denominado “cultura digital: possibilidades e concepções”. O planejamento, desenvolvimento e validação do curso está fundamentado em Filatro (2008) que elenca 5 etapas para o processo de design instrucional: 1) análise; 2) design; 3) desenvolvimento; 4) implementação; e 5) avaliação. Como instrumentos de coleta de dados recorre-se à entrevista com os participantes do curso, ou seja, professores da educação básica da rede pública de Barão do Triunfo, e à observação direta, sendo que a análise dos resultados se dá por meio da triangulação de informações.