BASE: UMA METODOLOGIA PARA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
Alfabetização e Letramento; Jogos Educacionais Digitais; Framework PlayEduc; Teoria da Instrução Gagniana.
Diversas pesquisas realizadas nos últimos anos têm evidenciado que os Jogos Educacionais Digitais (JEDs) são importantes ferramentas instrucionais à medida que envolvem conteúdo com tecnologia e ludicidade, apoiando o processo de ensino e aprendizagem. Sabemos que a alfabetização é prioridade nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental (EF) e é definida como base para os demais conteúdos escolares. Entretanto, o sujeito alfabetizando precisa se familiarizar com uma sucessão de novos conhecimentos, resultando em um processo de construção da leitura e da escrita e percorrer este caminho preconiza apoio, tanto aos estudantes, como aos docentes. Diante do exposto, esta pesquisa apresenta a metodologia, intitulada BASE, que tem por objetivo auxiliar na construção e utilização de JEDs para a alfabetização que suportem as demandas encontradas dentro da realidade escolar dos anos iniciais do EF (1º ao 5º ano). A metodologia foi elaborada sob a perspectiva de docentes alfabetizadoras que utilizam JEDs em suas aulas. Inicialmente foi realizada uma entrevista individual com dez docentes e aplicado um questionário qualitativo transposto a uma avaliação quantitativa. Nessa direção, objetivou-se identificar quais métricas avaliativas são consideradas necessárias na performance pedagógica de um JED para alfabetização e letramento, sendo completivas ao elemento Pedagogia do Framework PlayEduc e de acordo com a Teoria da Instrução Gagniana. Desse modo, contribuindo na construção e aplicação de JEDs para alfabetização e letramento sob a perspectiva docente.