Banca de DEFESA: FERNANDA BORTOLUZZI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA BORTOLUZZI
DATA : 14/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Porto Alegre - Auditório Rui Manoel Cruze
TÍTULO:

Engajamento dos estudantes nas aulas da área de Ciências da Natureza através do desenvolvimento de jogos digitais no Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento através de jogos digitais, Física, Ciências da Natureza, Ensino Médio, Matemática.



PÁGINAS: 94
RESUMO:

Este trabalho teve início pouco após o ano letivo de 2020, que foi realizado em sua maior parte de maneira remota em função da pandemia causada pelo coronavírus, juntamente com os inúmeros desafios e mudanças enfrentados na educação, tal como a implantação do novo ensino médio. Além disso, existe também a dificuldade em encontrar recursos digitais que abordem o assunto de Ciências da Natureza no ensino médio, que atendam aos requisitos desta etapa, para introduzir a disciplina em seus estudos. Neste contexto, é proposto o planejamento de intervenções através do desenvolvimento de jogos digitais como estratégia para aumentar o engajamento dos estudantes nas aulas, com base no conceito de aprendizagem significativa. Este estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte no assunto, realizando um levantamento dos requisitos dos docentes para a organização e planejamento do uso de jogos digitais em suas aulas. A partir disso, foi proposta uma metodologia para o planejamento e acompanhamento do uso de jogos digitais no ensino das disciplinas docs componentes curriculares de ciências da natureza e matemática. Este trabalho se utilizou de pesquisa qualitativa, tendo como estratégica metodológica escolhida para realização deste para a pesquisa-ação prática, visando diagnosticar o problema em seu contexto específico para melhorar o engajamento em sala de aula. Finalmente, os estudantes foram encorajados a aprender física de forma divertida, através do desenvolvimento de jogos digitais usando TDICs baseadas em evidências, conhecimento científico, princípios éticos e socioambientalmente responsáveis. Foram encontradas evidências que estes estudantes aumentaram o engajamento no estudo dos assuntos propostos, ampliando usa reflexões, explorando situações problemas e interpretando fenômenos do seu cotidiano.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - UNINI
Interno - 1796638 - FABIO YOSHIMITSU OKUYAMA
Interna - 1612471 - MARCIA HAFELE ISLABAO FRANCO
Interna - 1796020 - SILVIA DE CASTRO BERTAGNOLLI
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 23:11
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