Engajamento dos estudantes nas aulas da área de Ciências da Natureza através do desenvolvimento de jogos digitais no Ensino Médio
Engajamento através de jogos digitais, Física, Ciências da Natureza, Ensino Médio, Matemática.
Este trabalho teve início pouco após o ano letivo de 2020, que foi realizado em sua maior parte de maneira remota em função da pandemia causada pelo coronavírus, juntamente com os inúmeros desafios e mudanças enfrentados na educação, tal como a implantação do novo ensino médio. Além disso, existe também a dificuldade em encontrar recursos digitais que abordem o assunto de Ciências da Natureza no ensino médio, que atendam aos requisitos desta etapa, para introduzir a disciplina em seus estudos. Neste contexto, é proposto o planejamento de intervenções através do desenvolvimento de jogos digitais como estratégia para aumentar o engajamento dos estudantes nas aulas, com base no conceito de aprendizagem significativa. Este estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte no assunto, realizando um levantamento dos requisitos dos docentes para a organização e planejamento do uso de jogos digitais em suas aulas. A partir disso, foi proposta uma metodologia para o planejamento e acompanhamento do uso de jogos digitais no ensino das disciplinas docs componentes curriculares de ciências da natureza e matemática. Este trabalho se utilizou de pesquisa qualitativa, tendo como estratégica metodológica escolhida para realização deste para a pesquisa-ação prática, visando diagnosticar o problema em seu contexto específico para melhorar o engajamento em sala de aula. Finalmente, os estudantes foram encorajados a aprender física de forma divertida, através do desenvolvimento de jogos digitais usando TDICs baseadas em evidências, conhecimento científico, princípios éticos e socioambientalmente responsáveis. Foram encontradas evidências que estes estudantes aumentaram o engajamento no estudo dos assuntos propostos, ampliando usa reflexões, explorando situações problemas e interpretando fenômenos do seu cotidiano.