Transformações na Educação: A Cultura Digital no "Novo" Ensino Médio e os desafios para a prática pedagógica
Cultura digital; Ensino Médio; Prática pedagógica.
O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: "Os processos educacionais na cultura digital: repensando práticas pedagógicas e a formação de professores na contemporaneidade". Este projeto de pesquisa tem como enfoque analisar a prática pedagógica para o desenvolvimento da temática da Cultura Digital implementada no "Novo" Ensino Médio, em uma escola pública estadual de Ensino Médio situada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Neste contexto, a metodologia adotada será uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e, procedimentalmente, a pesquisa de campo, juntamente com a pesquisa documental e bibliográfica, visto que, depreende-se destes enfoques metodológicos o entendimento da documentação que originou o que hoje, intitula-se “Novo” Ensino Médio, bem como seu contexto histórico e político. A intenção é coletar dados a partir de questionário de entrevistas com perguntas semiestruturadas, a fim de compreender a visão docente e discente sobre a prática pedagógica em Cultura Digital. Aliado a isso, a possibilidade de realização da técnica de grupo focal, para aprofundar a compreensão e reflexão, posteriormente, na análise de dados. O produto educacional desta pesquisa se desenvolverá a partir da análise de conteúdo gerada pela produção de dados, consiste, preliminarmente, em um guia interativo com curadoria de ferramentas digitais, acompanhado de sequência didática. A relevância desta investigação reside na urgência de apoio às práticas pedagógicas em Cultura Digital, considerando que, como disciplina obrigatória, foi recentemente introduzida no currículo das escolas, emergindo a urgência de identificar avanços e obstáculos; caminhos e possibilidades, nesta sociedade digitalizada, da qual a escola é parte integrante e cumpre um papel fundamental para uma educação democrática e da promoção cidadã.