O Pensamento Computacional presente de forma intencional no planejamento do professor, atuante na educação infantil: uma metodologia de ensino apoiada nas diretrizes da BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil.Pensamento Computacional. Design Science Research.
As habilidades técnicas, cognitivas, sociais e emocionais necessárias para o aprendizado do século XXI são essenciais para a atuação dos estudantes no mundo contemporâneo. Nesse contexto, o ensino de Computação foi incluído na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, de forma transversal, permeando todas as etapas da Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio do Parecer expedido pelo Conselho Nacional de Educação nº 2/2022. Diante o potencial do Pensamento Computacional no desenvolvimento de competências para apoiar a resolução de problemas, este foi escolhido como cerne na investigação dessa dissertação. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa compreende busca contribuir para o planejamento do professor, atuante na Educação Infantil, considerando a faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, ao incluir os pilares do CT de forma intencional, de acordo com as orientações da BNCC, propondo diretrizes metodológicas de ensino. Para a condução da pesquisa foi utilizada a abordagem epistemológica-metodológica de Design Science Research (DSR) que foi conduzida em três ciclos, em duas escolas participantes da pesquisa. Como resultados da presente investigação tem-se a criação de dois artefatos pedagógicos. O primeiro artefato, uma Sequência Didática (SD), contendo atividades plugadas e desplugadas, apoiada nos pilares do Pensamento Computacional para turmas de educação infantil, a qual foi aplicada com uma média de trinta e cinco alunos, de três turmas da Pré-escola II. Consequentemente, foi produzido conhecimento para elaborar o segundo artefato pedagógico denominado Diretrizes metodológicas de ensino - apoiadas no Pensamento Computacional, que possam servir não somente como uma estratégia a ser reproduzida, mas também que ajude os professores a planejarem suas aulas com outros grupos de estudantes, respeitando as especificidades presente em cada contexto educacional. Como resultados obtidos com essa pesquisa, tem-se: a produção e disponibilização de material pedagógico para auxiliar, facilitar e incentivar o professor a aplicar os pilares do Pensamento Computacional no contexto da Educação Infantil, por meio de diretrizes metodológicas que foram construídas a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática. A pesquisa resultou em uma experiência de aprendizagem positiva para os estudantes, uma vez que eles conseguiram se apropriar dos conhecimentos vinculados aos pilares do pensamento computacional. Com relação aos docentes, pode-se notar que eles perceberam o quanto o pensamento computacional pode ser aplicado no contexto da sala de aula, independentemente de usar atividades plugadas ou desplugadas. Além disso, as diretrizes metodológicas de ensino e o modelo de sequência didática, podem auxiliar os docentes a replicar ou criar suas próprias atividades apoiadas nos pilares do Pensamento Computacional.