Framework de requisitos para a adequação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) à privacidade de dados pessoais.
Ambiente Virtual de Aprendizagem; Privacidade; Proteção de dados pessoais; Capitalismo de Vigilância.
Este trabalho é a qualificação para o Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre e tem como foco a construção de um framework de requisitos para a adequação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) à privacidade de dados pessoais. Com o crescente uso de AVAs na educação à distância, a proteção dos dados pessoais dos alunos e a conformidade com regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tornaram-se preocupações significativas. O framework proposto utiliza um algoritmo de levantamento de requisitos inspirado em Avaliação de Impacto sobre a Privacidade (AIP) e abrange normas ISO/IEC e a LGPD. A metodologia inclui passos de pesquisa, agrupamento, especificação funcional e validação. Espera-se que o framework resultante possa auxiliar na prevenção de violações de privacidade, contribuindo para a conformidade de AVAs com regulamentações de proteção de dados.