OS HÁBITOS DE ESTUDO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DEOCLÉCIO FERRUGEM
Hábitos de Estudo. Rendimento Escolar. Ensino Médio.
Este estudo tem como foco principal verificar se há relação entre o estabelecimento de hábitos de estudo adequados e a melhora do rendimento escolar de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Deoclécio Ferrugem, única escola de Ensino Médio da Cidade de Glorinha. Para tanto, será desenvolvida e aplicada uma ação de capacitação sobre hábitos de estudo adequados e avaliadas as notas desses estudantes nos boletins trimestrais antes e depois da realização da ação de capacitação: o minicurso. Pretendemos identificar o impacto da ação de capacitação no desempenho escolar desses estudantes. Assim, identificaremos quais hábitos de estudo que efetivamente demonstraram ter impacto no desempenho escolar deles, bem como aqueles que não contribuíram para o seu êxito discente. Um Inventário de Estratégias de Estudos será aplicado no primeiro trimestre de 2024 para verificar os hábitos desses alunos antes da ação de capacitação, assim como será feito o levantamento de suas notas neste primeiro trimestre. O minicurso será realizado no início do segundo trimestre e suas notas novamente serão coletadas, aqui as do final do segundo trimestre. Depois disso será feita uma análise para verificar o impacto desta ação de capacitação sobre as notas, estabelecendo uma relação entre as notas do primeiro e do segundo trimestres. Serão verificadas as notas dos boletins, essas são as notas trimestrais finais. Esse estudo será amplamente divulgado nos seminários da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e na Rede Municipal de Gravataí, assim como todo o material do minicurso será disponibilizado por e-mail aos professores que participarem destes seminários. Também será divulgado na plataforma eduCAPES Foi realizado um estudo preliminar neste mesmo colégio com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio Noturno que apontou para haver a relação entre hábitos de estudos adequados e boas notas. O estado da arte deste tema aponta para a relevância deste estudo com destaque para a necessidade de implementação de políticas públicas que visem a garantia dos direitos dos estudantes de Ensino Médio de acesso e permanência nesta etapa da Educação Básica.