UMA METODOLOGIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA: UM MOVIMENTO DE PROFISSIONAIS -PESQUISADORES
Projetos de Aprendizagem; Iniciação Científica; Tecnologias Digitais; Interdisciplinaridade, Educação Profissional, Estudante Autônomo.
A pesquisa tem como objetivo sistematizar um método segundo alguns passos para construir um Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica (PIIC) no Ensino Médio Integrado em Informática do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ancorado da prática para teoria. Dessa sistematização constroi-se uma Matriz de Referência (MR) ao desenvolvimento de um recurso próprio, que é meio e forma, para prática docente da área da informática, denominado de Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica (PIIC). Fundamentado nas conceituações de: Projeto Interdisciplinar, Iniciação Científica na Educação Profissional, e na Tecnologia Digital em Movimento como meio e modo de aprender a desenvolver/criar/construir da sala de aula para a vida. A motivação foi um projeto pensado/organizado para uma feira de tecnologia com a temática da sustentabilidade, tendo como ideia organizar uma horta com um sistema de irrigação automatizado plataforma Arduino em um ambiente indoor (pequenos espaços, apartamentos, dentre outros). A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigativa e exploratória, do tipo pesquisa-ação (com estudantes, professores interno e externos da escola, professor-orientador, avaliadores externos), que parte de uma vivência docente para a construção de um caminho, de modo que este projeto PIIC esteja presente nas aulas de componentes curriculares. Além disso, é uma forma de engajar os estudantes, reduzir a evasão escolar e, consequentemente, um processo de aprendizagem autônoma do estudante-profissional. No entanto, o professor-orientador da prática docente e também pesquisador não é foco de análise da pesquisa, uma vez que a prática ancorada na pesquisa não tem fins apenas emancipatórios, mas também de promoção do conhecimento técnico. Como resultados: 1) é possível citar a organização do desenvolvimento da prática docente para que o projeto PIIC acontecesse da sala de aula para as feiras científicas, inclusive com o sistema de avaliação dos estudantes; 2) os estudantes, através de questionários no Forms, registraram que compreenderam a metodologia do PIIC; 3) os professores entrevistados da área da informática entenderam a usabilidade da MR com autonomia e usariam em suas aulas; 4) o produto final que é a MR do PIIC está disponível na plataforma Genially, contemplando a acessibilidade de cores e da audiodescrição, possível de ser usada digital ou impressa. Diante disso, a pesquisa contribui para uma prática emancipatória no ensino médio integrado e profissional que visa desenvolver o estudante como pessoa e profissional, e que a escola tenha significado ao mesmo nos tempos de hoje.